Cuidar da saúde é fundamental, e é por isso que o Laboratório São Francisco busca atender com qualidade e confiança todas as necessidades de seus clientes. A seguir, esclareceremos alguns exames necessários para um check-up rápido de sua saúde atual, mantendo sempre sua vida saudável e tranquila. Veja na lista abaixo:
HEMOGRAMA COMPLETO:
Rotineiramente indicado para avaliação de anemias, neoplasias hematológicas, reações infecciosas e inflamatórias, acompanhamento de terapias medicamentosas e avaliação de distúrbios plaquetários. Jejum de 8 horas.
TSH:
A dosagem do hormônio Tireoestimulante (TSH) é importante no diagnóstico do hipotireoidismo e hipertireoidismo. Jejum de 8 horas.
GLICEMIA:
A presença de um dos critérios (retirados da American Diabetes Association) e sua confirmação num dia subsequente indica o diagnóstico de diabetes: 1. Sintomas de diabetes com glicemia independente do jejum maior ou igual a 200 mg/dL). 2. Glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dL. 3. Glicemia maior ou igual a 200 mg/dL, durante teste de tolerância a glicose, 2 horas após 75g de glicose ainda dissolvida em água. Jejum de 8 à 12 horas.
COLESTEROL TOTAL:
Principal lipídeo associado à doença vascular aterosclerótica. Jejum de 12 horas, com prazo máximo de 16 horas.
TRIGLICÉRIDES:
Os triglicérides em conjunto com colesterol são úteis na avaliação do risco cardíaco. Níveis elevados são encontrados na síndrome nefrótica, na ingestão elevada de álcool, induzido por drogas (estrogênios, contraceptivos orais, prednisona, etc) no hipotireoidismo, diabetes e gravidez. Os níveis baixos estão relacionados à má absorção, má nutrição e hipertireoidismo. Jejum de 12 horas.
ÁCIDO ÚRICO:
Níveis elevados também são encontrados na insuficiência renal, Gota, etilismo, cetoacidose diabética, psoríase, pré-eclampsia, neoplasias, pós- quimioterapia e radioterapia, uso de paracetamol, ampicilina, aspirina (doses baixas), didanosina, diuréticos, beta-bloqueadores. Jejum de 8 horas.
CREATININA:
É o teste mais utilizado para avaliação do ritmo de filtração glomerular dos rins. É o produto de degradação da creatina, sendo sua concentração sérica não somente dependente da taxa de filtração renal, mas também da massa muscular, idade, sexo, alimentação, concentração de glicose, ácido úrico, proteína, bilirrubina e do uso de medicamentos (cefalosporinas, salicilato, trimetoprim, cimetidina, hidantoína, anticoncepcionais e anti-inflamatórios). Jejum de 8 horas.
UREIA:
A uréia é diretamente relacionada à função metabólica hepática e excretora renal. Sua concentração pode variar com a dieta, hidratação e função renal. Jejum de 8 horas.
TRANSAMINASE OXALACETICA (TGO):
Utilizado juntamente com a TGP nas doenças hepáticas e musculares. TGO é também encontrada no músculo esquelético, rins, cérebro, pulmões, pâncreas, baço e leucócitos. Valores elevados ocorrem na ingestão alcoólica, cirrose, deficiência de piridoxina, hepatites virais, hemocromatoses, colescistite, colestase, anemias hemolíticas, hipotireoidismo, infarto agudo do miocárdio, insufuciência cardíaca, doenças musculoesqueléticas, nas esteatoses e hepatites não alcoólicas. Jejum de 8 horas.
TRANSAMINASE PIRUVICA (TGP):
A transaminase TGP se localiza principalmente no fígado. Valores elevados são encontrados no etilismo, hepatites virais, hepatites não alcoólicas, cirrose, colestase, hemocromatose, anemias hemolíticas, hipotireoidismo, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, doenças musculoesqueléticas, doença de Wilson e na deficiência de alfa-1-tripsina. Jejum de 8 horas.
ROTINA DE URINA:
O exame de urina rotina é muito importante para avaliações da função renal e infecções do trato urinário, podendo auxiliar no diagnóstico e avaliação da eficácia do tratamento. Não é necessário jejum, mas a coleta deve ser extremamente correta.
PARASITOLÓGICO (Fezes):
Utilizado para identificação das diversas infestações parasitárias (ovos e larvas de helmintos e cistos de protozoários) e na triagem das infecções intestinais. É recomendável o exame de fezes em 03 amostras colhidas em dias diferentes, pois a ausência de parasitas em uma amostra de fezes não elimina a possibilidade da presença do mesmo no organismo. Não é necessário jejum, mas a coleta deve ser extremamente correta.
HOMENS: ANTÍGENO PROSTÁTICO ESPECÍFICO (PSA):
O antígeno prostático específico é uma protease produzida quase que exclusivamente pelas células epiteliais do tecido prostático. O PSA é útil na detecção de tumor prostático e no seguimento do seu tratamento. Elevações podem ser encontradas após o exame retal digital, massagem prostática, instrumentação uretral, ultra-som transretal, biópsia prostática por agulha, retenção urinária, infarto ou isquemia prostáticas e relação sexual. Deve realizar o exame homens com histórico familiar anuamente a partir dos 35 anos e sem histórico a partir dos 40 anos de idade. Jejum de 8 horas.
MULHERES: CITOPATOLÓGICO ou PAPANICOLAU:
É o exame que previne o câncer de colo uterino. Deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Ele deve ser realizado, pelo menos, uma semana antes da menstruação. Evitando-se realizar duchas vaginais, colocação de cremes vaginais e relações sexuais três dias antes do exame.
GRUPO SANGUINEO + FATOR RH/DU (GS-RH):
A determinação do tipo sanguíneo deve ser feita para transfusão, transplantes, avaliação pré-natal e conhecimento do indivíduo. Não é necessário jejum.
Fonte: http://www.hermespardini.com.br/
Enf. Naiara P. Magro